CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE NATURAL DE MONTE VERDE

 

O Monte Verde, situado na ilha de São Vicente, enquadra-se na categoria de Parque Natural (Decreto-Lei nº3/2003 de 24 de fevereiro). O parque é a única amostra de ecossistemas de zona sub-húmida existente em S. Vicente e que reúne as melhores condições naturais para a prática do turismo de montanha na ilha.

 

O Parque Natural de Monte Verde está localizado a nordeste da ilha de São Vicente, Cabo Verde, é considerado o ponto mais alto da ilha, com uma área de 311,9 há, com uma altitude de 450 a 750 m respetivamente, sendo considerado a única amostra de ecossistemas de zona sub-húmida da ilha. É onde encontramos a maioria das espécies e comunidades da flora autóctone de S. Vicente.

Na sua plataforma de topo, inclinada a NE, proporciona-se um meio favorável à incidência da humidade, fator responsável pela existência de um quadro paisagístico que contrasta com a aridez das restantes zonas da ilha. A sua altitude e a exposição propiciam uma precipitação oculta durante a maior parte do ano, permitindo a instalação de espécies de vegetação natural e desenvolvimento de espécies agrícolas e hortícolas. Até hoje, foram identificados no Parque, 21 espécies endémicas de C. Verde.

 

 

FAUNA E FLORA DO PNMV

Algumas Espécies Endémicas de Cabo Verde encontradas no Parque Natural de Monte Verde

Echium stenosiphon

Língua de vaca

Lobularia canariensis

Sempre-noivinha

Euphorbia tuckeyana

Tortolho

Sonchus daltonii

Coroa de rei

 

Aeonium gorgoneum

Saião

Aeonium gorgoneum

Saião

Campânula jacobaea

Contra bruxa azul

 

Algumas aves e repteis observadas no Parque Natural do Monte Verde PNMV

Falco tinnunculus

Passarinha

Neophron percnopterus

Guincho

Tarentola caboverdiana

ssp. substituta