Símbolos Heráldicos do Município de São Vicente

 

O Selo

   Tem a forma de dois círculos concêntricos, tendo ao centro dois elementos essenciais do brasão de armas, sem a indicação dos esmaltes, exceptuando o listel.

  O Escudo circular, encimado por quatro elos entrelaçados e ladeados por dez estrelas de cinco pontas, descrevendo um semicírculo, representa o município com sede na cidade do Mindelo.

   A Águia de negro, em chefe esvoaçando, (homenagem á Gago Coutinho e Sacadura Cabral), traz agarrado nas patas um Livro aberto de branco, atravessado na horizontal por uma Pauta Musical de negro, elementos expressivos da intelectualidade (literatura e música), aspetos marcantes da cultura São vicentina.

   O Monte Cara, que pela sua imponência, apelidou o Município (Ilha) de S. Vicente com a alcunha de Ilha do Monte Cara, ergue-se sobre sete linhas onduladas, sendo quatro de branco e quatro de negro intercaladas, atrás dum leme branco e um arpão branco, representam a força, a determinação e a influência que a Baía do porto Grande, sempre exerceu e exerce, sobre a vocação marítima e portuária do município.

   A Roda Dentada de branco, em forma de sol poente atrás do Monte Cara, representa industria, indispensável desenvolvimento econômico e social do município.

   Em volta e aparte superior dentro dos círculos concêntricos tem a inscrição "MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE".

 

 

 Clique na imagem para fazer download.

 

 

O Brasão de Armas

   O Escudo azul circular, encimado por quatro elos em verde entrelaçados e ladeados por dez estrelas de cinco pontas amarelas, descrevendo um semicírculo, representa o município com sede na cidade do Mindelo.

  A Águia cinza, em chefe esvoaçando, (homenagem á Gago Coutinho e Sacadura Cabral), traz agarrado nas patas um Livro aberto de branco, atravessado na horizontal por uma Pauta Musical de negro, elementos expressivos da intelectualidade (literatura e música), aspetos marcantes da cultura São vicentina.

   O Monte Cara de marron, que pela sua imponência, apelidou o Município (Ilha) de S. Vicente com a alcunha de Ilha do Monte Cara, ergue-se sobre sete linhas onduladas, sendo quatro de branco e quatro de azul marinho intercaladas, atrás dum leme em tom laranja e um arpão em vermelho, representam a força, a determinação e a influência que a Baía do porto Grande, sempre exerceu e exerce, sobre a vocação marítima e portuária do município.

   A Roda Dentada de amarelo, em forma de sol poente atrás do Monte Cara, representa industria, indispensável desenvolvimento econômico e social do município.

  O Listel amarelo com a legenda (MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE) em maiúsculas, foi escrito em letras do tipo "Bookman Old Style", porque o tipo de letras proposto pelo legislador "Elzevir" não consta dos programas dos computadores (meio utilizado para a criação dos símbolos), nem tão pouco foi encontrado nas varias pesquisas feitas na Internet em Sites específicos para download de tipos de letras.

 

 

Clique na imagem para fazer download.

 

 

 

A Bandeira

   Ordenada como bandeira de hastear, girondeada em oito partes, tem a forma retangular e é constituído por oito triângulos sendo quatro de branco e quatro de azul marinho, de acordo com o n.º 4 do artigo 15.º e com o ponto único artigo 16.º  do Decreto regulamentar n.º 8/2000 de 28 de Agosto publicado no Boletim Oficial n.º 25-26 I Série.

 

 

Clique na imagem para fazer download.