Noticias

Hoje celebre-se o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. Data, que foi proclamado pela Assembleia Geral Das Nações Unidas, em 23 de agosto de 2013, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o vasto alcance, popularidade incomparável e fundamento de valores positivos do desporto e de reconhecer o papel que desempenha na vida das comunidades e das pessoas.

A Organização das Nações Unidas, vê o desporto, como o poder de mudar o mundo, um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para fortalecer laços socais e promover o desenvolvimento sustentável, a paz, a solidariedade e o respeito.

Uma delegação, constituída pelo representante do UNICEF em Cabo Verde, Analista do Programa de Proteção do UNICEF, Presidente do ICCA, Coordenadora Técnica do ICCA e Delegada do ICCA, foi recebida, hoje, pela Vereadora da Infância e Proteção de Menores, Celeste da Paz, o Vereador da Ação Social e Desenvolvimento Local, Rodrigo Martins e a Diretora dos Serviços Sociais, Risolinda Mendes, nos Paços do Concelho.

Este encontro, solicitado pela delegação, teve como foco efetuar contatos com as autoridades locais para um diagnóstico sobre a situação da infância nesta ilha, enumerando ganhos e desafios que persistem ainda na realização dos direitos das crianças.

São Vicente recebeu hoje o primeiro Fórum de Saúde Mental, promovido pela Delegacia de Saúde deste município.

Nesta manhã, o Presidente da Câmara Municipal, Doutor Augusto Neves proferiu as sua palavras à plateia que presenciava a abertura deste fórum, afirmando que a saúde mental deve ser considerada por todos como uma prioridade global, reforça: “A saúde mental é a capacidade de trabalhar e amar, porque pelo amor reproduzimos e pelo trabalho produzimos”.

O edil mindelense aclara ainda que os problemas da saúde mental constituem a principal causa da incapacidade e uma das principais causas da morbilidade nas nossas sociedades.

É de louvar o reconhecimento feito, à Câmara Municipal, pelo Delegado de Saúde, Dr. Elísio Silva, alusivo ao apoio incondicional na descentralização de atendimento e seguimento dos doentes mentais.

Este fórum, segundo os organizadores, achar-se inclinado à criação de um espaço de debate em que a temática foi abordada numa perspetiva multidisciplinar e multissetorial, contando com atividades científicas e lúdicas, que culminará numa caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade do Mindelo.

Enquadrado no projeto da Inclusão Social e Produtiva, foram entregues no Salão Nobre, dos Paços do Concelho, certificados à 21 jovens, que participaram na formação técnica de cozinha básica, com enfoque no empreendedorismo, promoção de rendimento próprio, higiene e segurança alimentar, bem como segurança sanitária, ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

O Presidente da Câmara Municipal, Doutor Augusto Neves, agradeceu e diz-se satisfeito com o empenho de todos no processo do projeto de formação, esperando que esses jovens tirem o maior proveito do mesmo e que coloquem em prática aquilo que aprenderam. Pois, segundo o autarca, a Câmara Municipal e o Governo estão trabalhando em conjunto no processo de empoderamento das pessoas e das famílias, no sentido de reduzir a pobreza e pensando no bem-estar das famílias.

Presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Dr. Fernando Elísio Freire, sublimou que o Governo, tem como objetivo atingir, até o final da legislatura, cerca de 8000 famílias com a inclusão produtiva, ou seja, através do rendimento social de inclusão fornecer formação com intuito de gerar profissão às pessoas que usufruem desse rendimento inclusivo.

Esta cerimónia contou, também, com a presença da Diretora Geral de Inclusão Social, da Administradora da Escola Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, dos Vereadores da Câmara Municipal e demais convidados.

Os Paços do Concelho irá receber, no dia 07 de abril, a mesa-redonda inaugural, intitulada «Ameaças e Respostas a Segurança Marítima», proveniente de um ciclo de conferências/mesas-redondas, organizada pelo Instituto de Estudos da Macaronésia (IEMAC), a decorrer entre abril e junho de 2022. Contará com a participação de oradores nacionais e internacionais, incluindo o Comandante António Ferreira Moreira, responsável pelas missões Mar Aberto da Marinha Portuguesa.

A Câmara Municipal de São Vicente, como habitual abraçou o mês de março, mês da mulher, tendo como eixo sublinhar a importância da valorização e do empoderamento das mulheres e a igualdade de género e garantir a mudança gradual de mentalidades, tanto do homem como da mulher, despertando e criando sensibilidades em ambos para a redução das disparidades de género.
No quadro de um intensivo programa realizado ao longo deste mês, foi palco do desfecho a Réplica da Torre de Belém, sob o tema a “Valorização da Mulher“, com atividades que despertam nas mulheres, o interesse pelos cuidados de saúde e do corpo, onde contou com a participação de profissionais nas áreas de nutrição e promoção da saúde da mulher, através da Nutricionista Dra. Pedrina Rocha e da Enfermeira Ângela.
Uma atividade dinâmica, que iniciou com momento musical, suportando um reportório comprometido com o tema e finalizou com brindes e sorteiros de produtos e serviços de vários patrocinadores.
O espaço foi adornado com produtos de beleza, calçados, bolsas e acessórios de mulheres e homens artesãos.
Ao longo desta jornada, tendo como público-alvo mulheres e homens, a Câmara Municipal, através dos pelouros de Género e Ação Social, contou com a parceria da Morabi, do ICIEG, do Kreditanabo, da OMCV, do Centro Social de SOS e da Associação dos Diabéticos de SV. Nossos agradecimentos pelo vosso engajamento.
Para Topo
Template by JoomlaShine