O Ministério da Justiça e Trabalho, através da Inspeção Geral do Trabalho, realizou, no âmbito das comemorações do Dia do Trabalhador (1 de maio), a VII Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho que decorreu de 23 a 27 de abril de 2018, em Mindelo.

O objetivo é promover o debate em torno das matérias sobre Segurança no Trabalho e incutir nos sujeitos das relações laborais e nos cidadãos de uma forma geral, uma cultura de prevenção por forma a evitar acidentes e doenças profissionais, bem como homenagear todas as vítimas de acidentes de trabalho. De entre as atividades constaram a realização de palestras sobre o “Uso Abusivo do Álcool no Ambiente Laboral” e ações de formação para colaboradores da Enapor e para o setor da Construção Civil.

As atividades realizadas no quadro da VII Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho culminarão hoje 27 de abril, pelas 9 horas, na Uni-Mindelo Auditório do Bloco B com a realização da Conferência Saúde e Segurança no Trabalho, com a participação de oradores do Brasil, Portugal e Cabo Verde. “Riscos e meios de Prevenção no Sector Portuário e de Construção Civil” e “Prevenção de Acidentes de Trabalho no Sector da Construção Civil” são alguns dos temas que foram abordados durante a conferência.

De referir que a Inspeção Geral do Trabalho tem como uma das suas atribuições promover o desenvolvimento, a difusão e a aplicação de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito das relações e condições de trabalho na formação dos seus representantes.