As festividades do dia da cidade contou com a presença de sua excelência Senhor Primeiro Ministro Ulisses Correia e Silva e de várias entidades, entre os quais o Ministro da Economia Marítima, os Secretários de Estado da Juventude e da Economia Marítima, Deputados, Forças Armadas, Polícia Nacional, Instituições Religiosas, de entre outras.

O Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, considerou ser um dia para relembrar o “esforço, a dedicação e o empenhamento de todos aqueles que contribuíram para a metamorfose desta terra”.

“Uma cidade bonita, equilibrada, atrativa, dotada de serviços fundamentais e cómodos para os seus cidadãos e para os turistas que nos visitam”, lançou o autarca, que através do texto “Pirinhas das ilhas”, de Brito Semedo, fez uma viagem pelos sabores, lugares e pessoas da cidade do Monte Cara.

A presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Maria Fernanda Vieira no seu discurso fez referência à historia de São Vicente, ás particularidades desta ilha da morabeza e as suas potencialidades de desenvolvimento nos domínios da cultura, dos negócios e do turismo.

Ulisses Correia e Silva, que presidiu o ato solene dos 140 anos da elevação do Mindelo a categoria de cidade, garantiu que o Governo está empenhado em trabalhar, pelo que pediu confiança e alto astral aos mindelenses porque é com “confiança que o país avança”.

Em relação aos investimentos, o Primeiro Ministro explicou que o foco do governo, em São Vicente, incide-se nas áreas para a qual tem especial vocação, a área marítima, cultural e turística.

Contemplou-se ainda outras atividades, entre outras, a alvorada e procissão e ainda momentos culturais junto ao edifício da Câmara Municipal com a Banda Municipal, Grupo Coral da Escola Jorge Barbosa e apresentação de Carnaval.

A praia da Laginha recebeu, igualmente, por estes dias, o festival da juventude da Câmara, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, também enquadrada nas festividades dos 140 anos da cidade do Mindelo, que incluiu atividades desportivas como futebol, voleibol, basquetebol e andebol de praia e demonstração de zumba.

No âmbito das comemorações realizou-se ainda workshop e formações sobre mesa e bar, fotografia e edição, design gráfico e pré-impressão, para além de uma componente de sensibilização ambiental, com a realização de palestras e ainda exposição e doação de plantas ornamentais.

A CMSV agradece as entidades e a população pela participação viva nas atividades de comemoração dos 140 anos da cidade do Mindelo, que se quer cada vez mais dinâmica, atrativa, competitiva, saudável e inclusiva. Neste sentido apelamos a participação cada vez mais intensa da população na vida do município.

 

140 anos 6   140 anos 7   140 anos 8 

140 anos 1   140 anos 5   140 anos

140 anos 2  140 anos 3  140 anos 4