Foi encerrado na manhã de hoje nos Paços do Concelho o projeto “Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e valorização do Território na ilha de São Vicente”.

O evento contou com a presença da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, a Sra. Carla Sezões Folgoa da Delegação de União Europeia, o presidente do Fundo Social do Desenvolvimento do Turismo e o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, além de outras entidades de relevo no sector.

O projeto foi promovido pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN), em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), em colaboração com os associados ProEmpresa, ISCEE, o Programa das Áreas Protegidas de São Vicente e Santa Luzia do Ministério da Agricultura e Ambiente e as Associações Rurais e Comunitárias de São Vicente.

Sendo hoje o Dia Mundial do Turismo, que este ano se celebra sob o lema “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, Augusto Neves referiu que o Município de São Vicente tem atribuído atenção especial a requalificação urbana e a valorização do território, por constituírem um dos pilares estratégicos para a dinamização do turismo que se quer marcado pela diversidade, qualidade e sustentabilidade, com enfoque peculiar na atração de investimentos nacionais e internacionais ligados a indústria turística, com capacidade para produzir efeitos multiplicadores na economia local e redução do desemprego.

O autarca reforçou ainda que São Vicente tem potencialidades para a afirmação de diversos segmentos do turismo, e que o seu posicionamento de ilha cultural vem sendo pontuada pela estruturação de diversas manifestações culturais ao longo do ano. Portadora de um património material e imaterial de revelante interesse e com projetos, entre outros, dinamizadores do turismo de cruzeiros, de sol e praia e de práticas desportivas, convergem-na, cada vez mais, na rota dos turistas que visitam Cabo Verde.

Dia mundial do turismo 1