Arrancou hoje, em Mindelo, o I Fórum Nacional da Juventude, no âmbito do Youth Connekt Cabo Verde, com uma presença forte da juventude de todos os cantos do país. O ato de abertura foi presidido pelo Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca.

Serão três dias de discussão e apresentações de temas como a Juventude Africana: Perspetivas e oportunidades; Oportunidades de financiamento; Agenda 2010, a Localização dos ODS, o Papel das comunidades no cumprimento da Agenda 2030 e o Engajamento da Juventude na Agenda 2030; Políticas nacionais de Emprego e Empregabilidade Desenvolvimento de Competências e Empregabilidade; bem como o Ecossistema para a Cooperação Sul-Sul, o reforço das capacidades para a promoção de negócios e parcerias e o papel das Associações nessa cooperação Sul-Sul.

Destinado essencialmente aos jovens cabo-verdianos, o encontro contará com renomados palestrantes nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Primeiro Ministro de Cabo Verde, a Ministra da Juventude de Rwanda, o conceituado empresário e filantropista, Tony Elumelu, especialistas das Nações Unidas responsáveis pelas áreas de competências, empregabilidade, entre outros.

Ainda, no encontro serão realizados workshops comunitários sobre a participação cívica e cidadania, a Política das Meninas e Mulheres Jovens, o Voluntariado enquanto ferramenta para o desenvolvimento, Estilos de Vida saudável, a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens, bem assim o papel dos jovens na prevenção do alcoolismo.

O encontro que é dividido em 5 painéis, decorre de 17 a 19 de outubro, e conta com a participação de cerca de 150 adolescentes e jovens de ambos os sexos e de todas as ilhas do país e da diáspora.

Fonte: YouthConnekt Cabo Verde

I Forum da juventude atividade 1  I Forum da juventude atividade 3