Visita de Monitoramento do Programa Inclusão Social Produtiva (ISP)
Uma equipa de avaliação da implementação do programa Inclusão Produtiva (ISP), implementada pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, constituída pelo Dr. Josep, representante do Banco Mundial, Dr. Filomeno Fortes DGPOG do Ministério da Família, Dr.ª. Ermelinda Lima Gestora do Projeto ISP, e Dr.ª Clarice Silva da UGPE, juntamente com o Vereador de Ação Social e Desenvolvimento Local, Rodrigo Martins, esteve hoje, 15 de setembro, no Município de São Vicente, para avaliar no terreno as atividades executadas na perspetiva de minimizar os impactos da crise, com base em ações de reforço das potencialidades das famílias, possibilitando-lhes deste modo o exercício de atividades de formação profissional, atividades geradoras de rendimento, num quadro de acesso aos benefícios sociais do trabalho decente.
𝐈𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐚̃𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐢𝐯𝐚
De recordar que este projeto do Governo de Cabo Verde, é financiado pelo Banco Mundial que visa reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inclusão (RSI), possibilitando-as o exercício de atividades geradoras de rendimento.
É a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade económica, diminuindo a sua exclusão social e aumentar a sua produtividade, com a criação de ocupação e rendimento para a sua inserção no mercado de trabalho.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através de um conjunto de ações, procedimentos, instrumentos e mecanismos, em articulação com a área de emprego e formação profissional.
No município a implantação do programa conta com colaboração da ONG MORABI que também estiveram presentes no encontro.
Para terminar a visita, a equipa teve a possibilidade de visitar um grupo de mulheres que neste momento terminaram a formação de pastelaria, ministrada por Chef Lamine Medina, num total de 12 beneficiárias.