Cabo Verde, pela primeira vez figurará no roteiro da “The Ocean Race”.
𝘛𝘩𝘦 𝘖𝘤𝘦𝘢𝘯 𝘙𝘢𝘤𝘦 criada em 1973, anteriormente designada por 𝘞𝘩𝘪𝘵𝘣𝘳𝘦𝘢𝘥 𝘙𝘰𝘶𝘯𝘥 𝘵𝘩𝘦 𝘞𝘰𝘳𝘭𝘥 𝘙𝘢𝘤𝘦 e Volvo 𝘖𝘤𝘦𝘢𝘯 𝘙𝘢𝘤𝘦 é a mais antiga e conhecida regata em torno do mundo, com escalas que se realiza de 04 em 04 anos, e é com orgulho que a Baía do Porto Grande vai recebê-la nas suas águas. A partir de hoje, na contagem decrescente de 99 dias, esta regata irá tocar nas ilhas de Cabo Verde, o que se conta com uma grande movimentação económica e visibilidade deste arquipélago.
O percurso desta regata tem sofrido alterações ao longo dos anos, mas basicamente consiste numa largada da Europa com destino à África do Sul, daí até o Cabo Horn e à Austrália, depois Brasil e de volta à Europa, este ano incluindo Cabo Verde.
Por cinco dias Mindelo será palco de um grande evento ambiental, que vai de encontro com o propósito desta regata, sendo líder em gestão sustentável de eventos, com foco em excelente controlo de resíduos e sistemas de recuperação de recursos, tendo uma meta de zero resíduos para aterro ou incineração. Ainda tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) até 75% para a regata 2022-2023, em comparação com a edição anterior.
Diz o Presidente Augusto Neves, lembrando que a ilha receberá aproximadamente três mil turistas, de dois cruzeiros, que esta é uma grande responsabilidade para a população mindelense, receber 𝘛𝘩𝘦 𝘖𝘤𝘦𝘢𝘯 𝘙𝘢𝘤𝘦. E a Câmara Municipal tudo fará para preparar a cidade, mostrar a morabeza e que existe, também, condições de receber eventos grandes a nível mundial.
Grande evento, grandes 𝘮𝘦𝘥𝘪𝘢: a CNN, a Times Magazine, a Eurosport farão a transmissão desta prova.