COMUNICADO | Conferência de Imprensa da CMSV

A Câmara Municipal de São Vicente, representada pelo Vereador José Carlos da Luz e pela Vereadora Carla Monteiro, realizou hoje uma conferência de imprensa para prestar esclarecimentos públicos relativamente às recentes declarações da bancada municipal do PAICV, sobre o caso da ligação da FAED à rede pública de esgoto.
A CMSV nunca negou a ligação da FAED à rede pública de esgoto. Desde o início da obra que a autarquia se mostrou disponível e aberta ao diálogo, tendo inclusive enviado técnicos ao local para estudar a melhor solução, sem comprometer o asfalto urbano.
O Vereador José Carlos denunciou que o problema surgiu porque a FAED aceitou o edifício construído no âmbito da cooperação chinesa sem garantir a ligação formal à rede de esgotos, conforme exigido pelo caderno de encargos do projeto.
A CMSV, através do Serviço de Saneamento, já auxiliou várias vezes a FAED com o carro de desobstrução, apesar de não ser sua responsabilidade direta. Só mais tarde se confirmou que a causa era a ausência de ligação à rede de esgoto.
A autarquia confirma ter recebido pedidos da FAED e, em resposta, enviou dois engenheiros municipais, incluindo o diretor do Ambiente, ao local. A solução sugerida foi a ligação via passeio lateral com pavês, junto à rotunda da Lajinha, evitando assim romper o asfalto da cidade.
A obra clandestina denunciada foi impedida pela Polícia Municipal no dia 28 de junho, e resultou na aplicação de uma coima no valor de mil contos à FAED, por tentativa de ligação sem autorização nem supervisão técnica.
O vereador José Carlos criticou ainda o líder da bancada do PAICV por, numa semana, criticar os buracos no asfalto e, na seguinte, apoiar a abertura ilegal de valas. Classificou essa postura como uma tentativa de “legitimar uma ilegalidade grave” por motivações políticas e interesses pessoais.
A CMSV reafirma a sua total disponibilidade para resolver a situação da FAED com base no diálogo, responsabilidade técnica e respeito mútuo entre instituições. A ligação será feita assim que houver condições técnicas, com empresa legalmente habilitada e compromisso de repor qualquer pavimento afetado.
A Câmara Municipal de São Vicente continuará a atuar com transparência, rigor institucional e espírito de colaboração, sempre em defesa dos interesses coletivos da ilha e do bem-estar da população