Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha
S. Vicente e a região de Barlavento estão de parabéns. Acabámos de concretizar aquilo que era um compromisso de dotar esta ilha e a região de um Centro Terapêutico, com a qualidade como a que vimos esta manhã, ao inaugurar a Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha.
Entregámos um investimento importante no sector da Saúde, com impacto na melhoria das condições de serviços de cuidados ligados ao uso abusivo do álcool e outras drogas, reforçando a capacidade de acolhimento e da qualidade de resposta para tratamento, e para a reinserção social e económica dos dependentes de drogas e álcool. É um investimento que se enquadra na política pública de saúde do Governo.
Cada jovem, cada mulher, cada homem recuperado da dependência do álcool e da droga, é uma vitória social. Significa recuperação para a vida, regresso à família e à comunidade, sem estigmas e com criação de oportunidades.
Em poucos anos, dotamos São Vicente de vários serviços, afetos ao Hospital Baptista de Sousa: o Serviço de Neonatologia, Unidade de Endoscopia, Serviço de Radiologia/Imagiologia e o Serviço de Cuidados Especiais. Refiro-me também ao Centro de Diagnóstico de Saúde na Delegacia de Saúde e o Centro de Hemodiálise. Em fase de conclusão, temos o Bloco Ambulatorial do Hospital Batista de Sousa, onde está prevista a Nova Maternidade e a Ala Pediátrica, já com financiamento garantido por parte da Cooperação Chinesa, e ainda o Centro de Saúde de Monte Sossego.