Tem a forma de dois círculos concêntricos, tendo ao centro dois elementos essenciais do brasão de armas, sem a indicação dos esmaltes, exceptuando o listel.

O Escudo circular, encimado por quatro elos entrelaçados e ladeados por dez estrelas de cinco pontas, descrevendo um semicírculo, representa o município com sede na cidade do Mindelo.

A Águia de negro, em chefe esvoaçando, (homenagem á Gago Coutinho e Sacadura Cabral), traz agarrado nas patas um Livro aberto de branco, atravessado na horizontal por uma Pauta Musical de negro, elementos expressivos da intelectualidade (literatura e música), aspetos marcantes da cultura São vicentina.

O Monte Cara, que pela sua imponência, apelidou o Município (Ilha) de S. Vicente com a alcunha de Ilha do Monte Cara, ergue-se sobre sete linhas onduladas, sendo quatro de branco e quatro de negro intercaladas, atrás dum leme branco e um arpão branco, representam a força, a determinação e a influência que a Baía do porto Grande, sempre exerceu e exerce, sobre a vocação marítima e portuária do município.

A Roda Dentada de branco, em forma de sol poente atrás do Monte Cara, representa indústria, indispensável desenvolvimento econômico e social do município.

Em volta e aparte superior dentro dos círculos concêntricos tem a inscrição “MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE”.

O Escudo azul circular, encimado por quatro elos em verde entrelaçados e ladeados por dez estrelas de cinco pontas amarelas, descrevendo um semicírculo, representa o município com sede na cidade do Mindelo.

A Águia cinza, em chefe esvoaçando, (homenagem á Gago Coutinho e Sacadura Cabral), traz agarrado nas patas um Livro aberto de branco, atravessado na horizontal por uma Pauta Musical de negro, elementos expressivos da intelectualidade (literatura e música), aspetos marcantes da cultura São vicentina.

O Monte Cara de marron, que pela sua imponência, apelidou o Município (Ilha) de S. Vicente com a alcunha de Ilha do Monte Cara, ergue-se sobre sete linhas onduladas, sendo quatro de branco e quatro de azul marinho intercaladas, atrás dum leme em tom laranja e um arpão em vermelho, representam a força, a determinação e a influência que a Baía do porto Grande, sempre exerceu e exerce, sobre a vocação marítima e portuária do município.

A Roda Dentada de amarelo, em forma de sol poente atrás do Monte Cara, representa indústria, indispensável desenvolvimento econômico e social do município.

O Listel amarelo com a legenda (MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE) em maiúsculas, foi escrito em letras do tipo “Bookman Old Style”, porque o tipo de letras proposto pelo legislador “Elzevir” não consta dos programas dos computadores (meio utilizado para a criação dos símbolos), nem tão pouco foi encontrado nas varias pesquisas feitas na Internet em Sites específicos para download de tipos de letras.

 

Ordenada como bandeira de hastear, girondeada em oito partes, tem a forma retangular e é constituído por oito triângulos sendo quatro de branco e quatro de azul marinho, de acordo com o n.º 4 do artigo 15.º e com o ponto único artigo 16.º  do Decreto regulamentar n.º 8/2000 de 28 de Agosto publicado no Boletim Oficial n.º 25-26 I Série.