JORNADA DE REFLEXÃO COM AS ELEITAS E ELEITOS MUNICIPAIS
O Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, fez-se a abertura da Jornada de Reflexão com as Eleitas e Eleitos Municipais, organizado pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG)
Segundo Neves, o aumento da cidadania das mulheres resultou dentre outras conquistas numa pauta que redimensiona a responsabilidade do poder público a identificar as situações reais de discriminação e de desigualdade que as atinge. Alem de ser um direito humano, a igualdade entre os géneros, é considerada um dos pilares para a construção duma sociedade livre, o que é crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável, e para quebrar essas barreiras e alcançar a equidade entre ambos, a educação é uma arma importante. A igualdade de género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas, sendo que a introdução da perspetiva de géneros nas políticas é uma das ferramentas fundamentais de combate a desigualdade.
A Reflexão também contou com a participação da Vereadora da CMSV, Celeste da Paz, que se fez a Apresentação de Proposta da Rede de Eleitas Municipais, e ainda, intervenções, da Dra. Arminda Carvalho que retratou da Comunicação e Liderança em processo de tomada de Decisão, e da Sra. Filomena Delgado que pronunciou sobre a Lei da Paridade para a Promoção da Igualdade no Exercício do Poder Local.